Em 1868, o antigo oficial de artilharia belga, Oscar Englebert, abriu uma pequena loja em Liege que vendia artigos de borracha. Este negócio estava à frente de seu tempo, mas Oscar reconheceu o enorme potencial deste material versátil e impermeável.
Sob a liderança do seu filho, o negócio cresceu. Dentro de pouco tempo, eles tinham a sua própria fábrica - que produzia tudo o que fosse impermeável, desde toucas de banho até casacos impermeáveis, aventais e luvas.
Sendo um homem inovador, Oscar Englebert Júnior começou a experimentar com pneus, inicialmente para bicicletas e para veículos puxados por cavalo. Ele estava particularmente interessado nas propriedades de dispersão de água da borracha.
Aproveitando o sucesso dos seus pneus para bicicleta, Englebert expandiu-se para o fabrico de pneus para automóvel, tornando a sua empresa a primeira de pneus nos países do Benelux e uma das primeiras na Europa.
Tal foi o seu sucesso que eles acrescentaram pneus de competição automóvel ao seu portfólio, conseguindo aclamação crítica e contribuindo para uma histórica vitória em Le Mans – com o primeiro pneu a aguentar toda a corrida de 24 horas sem necessitar de substituição.
Mesmo antes do começo da Primeira Guerra Mundial, Englebert encontrou ouro quando adotou um novo padrão em zig-zag para os seus pneus. Isto fez uma diferença significativa em termos de desempenho, ajudando a prevenir o deslizamento do veículo. A popularidade foi tal que, até 1914, a produção teria quadruplicado.
Antes do final dos anos 50, a Englebert Tyres for alvo da atenção da US Rubber e as empresas decidiram juntar esforços. Nasceu assim a marca Uniroyal-Englebert. No espaço de uma década, foi decidido que a marca iria chamar-se Uniroyal.
A inovação foi sempre fundamental para o nosso sucesso. Fomos os primeiros a produzir um “pneu de chuva”, os primeiros a reconhecer as propriedades de desvio de água de um piso em V, e os primeiros a usar a biomimética no desenvolvimento do nosso Shark Skin Technology.