Tal como o seu irmão mais desportivo, o RainSport 3, o RainExpert 3 aprecia a chuva. Com a sua Shark Skin Technology, apresentando sulcos longitudinais e uma estrutura de piso inovadora, reduz a turbulência da água e elimina a água rapidamente. Assim, enquanto desfruta da manobrabilidade precisa em estradas molhadas, ele está a protegê-lo contra aquaplanagem.
O RainExpert 3 possui uma estrutura de piso assimétrica com fluxo otimizado e um composto de piso especialmente desenvolvido para forte aderência em estrada molhada. Apresenta ombros externos grandes, com rigidez lateral, para melhor aderência nas viragens.
O pneu está classificado como grau A na etiqueta de pneus UE para aderência em estrada molhada, indicando o máximo desempenho possível em condições molhadas e chuvosas.
A superfície do piso do pneu foi concebida para ótimo contacto com a estrada, o que significa menos fricção e uma menor resistência de rolamento em todas as superfícies de estradas – é a energia necessária para manter os seus pneus em rolamento a uma velocidade linear e estável. Esta baixa resistência de rolamento permitirá poupar dinheiro nas bombas de gasolina.
No teste de comparação da AutoBILD foram avaliados 18 pneus de verão. Os critérios de teste foram o desempenho em piso molhado (aquaplanagem, aquaplanagem em curvas, comportamento, pista circular, travagem) e em piso seco (comportamento, travagem, conforto, ruído de circulação), assim como custos (quilometragem, preço/quilometragem, resistência ao rolamento). O Uniroyal RainExpert 3 convenceu com boas classificações em piso molhado.
Os pneus com elevado desempenho em piso molhado (Classe A ou B) exibem uma distância de travagem mais curta em estradas molhadas, sendo portanto mais seguros em tempo de chuva. Como acontece com a eficiência de combustível, a classe D não é usada - nem está nos planos usar a classe G.
Os pneus contribuem em até 20% do consumo de combustível do seu veículo, portanto se pretende fazer mais alguns quilómetros por cada depósito de combustível, deve escolher pneus com uma classificação de eficiência de combustível alta. Assim emitirá também menos CO2.
O ruído exterior do pneu é medido em decibéis, em comparação com os limites legais. Uma onda preta indica o melhor nível de ruído, três ondas indica o pior.