Um padrão de rasto direcional típico
Os pneus direcionais são ideais para automóveis desportivos que andam regularmente em piso molhado.
Estes pneus normalmente têm um padrão de rasto tipo espiga ou seta que ajuda a uma mais rápida deslocação da água devido ao fluxo de água livre. Por isso, oferecem uma maior proteção contra a aquaplanagem e uma maior estabilidade direcional. Este tipo de padrão de rasto é especialmente adequado a superfícies rodoviárias cobertas com neve ou lama e é, por isso, utilizado nos nossos pneus de inverno e para todas as estações.
Os pneus direcionais são concebidos para funcionarem apenas numa direção de rotação e devem ser instalados em consequência. Encontrará uma seta claramente marcada nas suas faces laterais a apontar na direção de deslocamento.
Um padrão de rasto simétrico típico
Ao contrário dos direcionais, os pneus simétricos podem ser instalados e rodados em qualquer uma das direções dado que ambas as metades do padrão de rasto são idênticas. São particularmente silenciosos e proporcionam uma boa aderência em estrada. A sua baixa resistência de rodagem reduz o consumo de combustível e alarga a vida útil dos pneus. Muitas vezes são utilizados em veículos comerciais e proporcionam – como o nosso RainMax 2 – uma boa relação qualidade/preço principalmente em percursos de curta distância.