Classificação de velocidade na parede lateral do pneu
O índice de velocidade é mostrado na parede lateral do pneu, depois do índice de carga. Neste exemplo, o índice de velocidade do veículo é W, indicando que foi legalmente aprovado para uma velocidade de até 270 km/h.
Os índices de velocidade baseiam-se em testes de laboratório, onde o pneu é testado em incrementos de 10 km/h e em incrementos de 10 minutos, até cumprir com a velocidade exigida. Para receber a sua classificação, tem que demonstrar poder manter determinada velocidade quando testado com cargas simuladas.
O índice de velocidade é representado por uma letra - A sendo a mais baixa e Y a mais alta. Como verá no quadro abaixo, há algumas anomalias - visto que os fabricantes de automóveis aumentaram as velocidades dos seus veículos e as classificações de velocidade tiveram que acompanhar tal fenómeno.
Os índices de velocidade para pneus mais comuns, velocidades e utilizações de veículo
Não. Têm também haver com conforto em viagem, tração, desgaste de relevo e desempenho em curva. Uma classificação de velocidade superior geralmente oferece melhor aderência e capacidade de travagem, mas poderá significar uma vida de relevo inferior ou reduzido desempenho em climas mais frios. É por isso que os pneus classificados de V, Z, W e Y são normalmente mais adequados para veículos de alto desempenho em climas mais amenos.
Pode optar por um índice de velocidade superior para um desempenho melhor, mas nunca a diminuir sem reduzir a velocidade máxima do veículo para a velocidade do índice inferior escolhido.
Caso venha a misturar classificações de velocidade, algo que não recomendamos, certifique-se de que os pneus com classificação mais baixa estão à frente, independentemente do seu veículo ser de tração dianteira, traseira, ou às 4 rodas. Isto serve para evitar potenciais cenários de sobreviragem. Tenha em mente que todos os pneus deverão ser adequados para o veículo, e que não deve conduzir a uma velocidade superior à da classificação mais baixa de todos os pneus equipados.
Recomendaríamos sempre o mesmo tamanho e tipo de pneu, com as mesmas classificações de velocidade, para todos os pneus equipados.