Argumentos a favor dos pneus Uniroyal

O Rótulo de Pneu UE foi introduzido para melhorar a segurança, promover a eficiência de combustível, diminuir níveis de ruído e fornecer aos compradores aquilo que precisam para poderem tomar decisões informadas. Faz parte de um Plano da Comissão da UE mais amplo para reduzir o consumo energético em 20% até 2020.

Exemplo de Rótulo de Pneu UE

O que é o Rótulo de Pneu UE?

É um conjunto obrigatório de ícones e classificações que especificam o consumo de combustível, aderência em piso molhado e classificação de ruído para todo o tipo de pneu para carro, carrinha e camião pesado vendido na UE desde novembro de 2012.

Por lei, os fornecedores de pneus têm que colocar um adesivo no relevo do pneu ou então um rótulo em cada entrega para o concessionário e/ou cliente. Isto aplica-se a pneus para veículos de passageiros e para veículos utilitários. Eles são obrigados a colocar a mesma informação na sua literatura técnica (folhetos, panfletos, etc) e também no seu website para pneus de veículos de passageiros, de veículos utilitários leves e de camiões/autocarros.

Ajuda de que forma?

O rótulo está aí para ajudar comerciantes e consumidores a diferenciarem entre pneus, através de um método de teste padronizado. Estabelece claramente quais os pneus de qualidade superior, e portanto mais seguros, para as condições em que provavelmente serão aplicados.

A informação é dividida em:

  • Eficiência de combustível, associado com a resistência ao rolamento do pneu
  • O nível de ruído externo do pneu, medido em decibéis
  • A aderência do pneu em piso molhado.

Como funciona o sistema de classificação?

A escala de Eficiência de Combustível é dividida em sete níveis, com A (verde) a denotar os pneus de maior desempenho e G (vermelho) os de menor desempenho. Por favor tenha em atenção que a classe D não é utilizada. 

O ruído exterior do pneu é medido em decibéis, em comparação com os limites legais. Uma onda preta indica o melhor nível de ruído, três ondas indica o pior.

Novamente, as classificações da A a G são usadas para indicar a aderência do pneu em estradas molhadas. A classificação A possui o desempenho em piso molhado mais alto, e portanto a distância de travagem mais curta em estradas molhadas - enquanto G apresenta o desempenho mais baixo em piso molhado. Assim como acontece com a Eficiência de Combustível, a classe D não é usada - nem sequer está nos planos usar a classe G.

O que é que estas classificações realmente significam?

Classificação de eficiência de combustível:

  • Os pneus contribuem em até 20% do consumo de combustível do seu veículo, portanto se pretende fazer mais alguns quilómetros por cada depósito de combustível, deve escolher pneus com uma classificação de eficiência de combustível alta. Assim emitirá também menos CO2.
  • Isto tem a ver com a resistência ao rolamento, ou seja, a energia perdida quando um pneu se encontra em movimento. Quanto menor for a resistência ao rolamento, menos energia é perdida - portanto menor será o seu consumo de combustível e nível de emissões de CO2.
  • A diferença entre um pneu de Classe A e um pneu de Classe G poderá ser de até 6 litros por cada 1000 km.

Classificações de ruído exterior:

  • Uma onda preta indica que o nível de ruído exterior do pneu é de pelo menos 3 dB abaixo do limite legal. Este é o nível menos ruidoso.
  • Duas ondas pretas correspondem ao novo limite legal.
  • Três ondas pretas indicam o nível mais ruidoso - correspondendo ao limite legal máximo pela regulamentação antiga.

Classificações de desempenho de travagem:

  • Os pneus com elevado desempenho em piso molhado (Classe A ou B) exibem uma distância de travagem mais curta em estradas molhadas, sendo portanto mais seguros em tempo de chuva.
  • Tal como acontece com a eficiência de combustível, a classe D não é usada - nem sequer está nos planos usar a classe G.
  • A diferença entre cada classificação é de aproximadamente 3 metros - o equivalente de um carro comum. Colocado em contexto, isto significa que quanto melhor for a sua aderência em piso molhado, menor será a probabilidade de você se envolver num acidente de automóvel.

Como é que estas classificações são testadas?

Os fabricantes de pneus são responsáveis pela avaliação e classificação dos seus pneus, de acordo com métodos cuidadosamente definidos e aprovados pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNEC).A aderência em piso molhado, assim como o ruído de rolamento, são testados em condições reais ao ar livre. A resistência ao rolamento é testada no interior (classificação de eficiência de combustível) usando um banco de ensaios.

Que informação não vem incluída no Rótulo UE?

Embora o rótulo de UE seja um guia útil para varejistas e consumidores, não são as únicas considerações a ter em conta quando estiver a comprar pneus. Por exemplo, eles não consideram os seguintes casos: resistência à aquaplanagem, estabilidade de condução, manuseio em estradas molhadas e secas, durabilidade do pneu, desempenho de travagem em estradas secas e as capacidades do pneu se adaptar às condições de inverno.

Onde é que a Uniroyal publica os seus Rótulos UE?

Estão listados aqui mesmo, no nosso website, junto de cada pneu individual. Poderá também encontrar estes rótulos nos websites de varejistas e nos nossos próprios concessionários.

Uniroyal. Uma marca do grupo Continental

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