Como mudar um pneu

Recomendaríamos sempre mudar os seus pneus por meio de um concessionário Uniroyal profissional mas, se estiver mesmo decidido em mudá-los pelas próprias mãos, é importante que saiba como fazê-lo como segurança.

Antes de começar

Primeiramente, certifique-se de que se encontra num local seguro e plano - e bem afastado do trânsito. Caso venha a ter um furo na via rápida, é mais seguro ligar para a assistência em viagem do que tentar mudar o pneu você mesmo.

Partindo do princípio de que se encontra numa zona segura, verifique o equipamento que tem e quais são as suas opções. Por exemplo, o seu carro tem um pneu sobressalente completo, um sobressalente temporário fino, ou veio com equipamento de reparação de furos? O sobressalente tem relevo adequado e apresenta a pressão de ar correta?

Um pneu sobressalente completo

Antes de você começar sequer a mudança de um pneu, leia o manual do seu veículo. Este detalhará qualquer peculiaridade sobre a marca e o modelo, lista as ferramentas fornecidas e mostra-lhe onde colocar o macaco. Este ponto final é muito importante.

Peça aos seus passageiros para saírem do carro, desligue o motor e acenda as luzes de emergência. Acione o travão de mão e coloque a transmissão do carro em primeira (ou P se a caixa for automática).Parar imobilizar o veículo após este ter sido levantado, coloque uma cunha debaixo da roda diagonalmente oposta à do pneu a substituir. Se não tiver nenhuma cunha, uma pedra de grande porte ou tronco deve servir.

Recorra sempre ao manual do seu fabricante para instruções específicas.

Lá encontrará:

1. Se tem um pneu disponível completo

2. Se tem um pneu temporário 'fino'

3. Se tem um equipamento para reparação de furos

4. Se tem porcas de roda com encaixe especial.

5. Onde exatamente posicionar o macaco.

6. A pressão correta para cada pneu.

7. Se é esperado, ou não, que acenda alguma luz de advertência após a mudança de pneu.

Uniroyal. Uma marca do grupo Continental*