Como medir a pressão dos pneus

Para sua segurança e conforto, assim como para a longevidade dos seus pneus, é importante que verifique regularmente a pressão em cada pneu. Pneus demasiado cheios ou demasiado vazios podem afetar a sua condução e o consumo de combustível.

Podem os pneus realmente perder pressão durante a noite?

Sim. Isto é bastante comum sempre que houver grandes variações de temperatura entre o dia e a noite. Quando o ar nos pneus estiver quente, o pneu expande-se - aumentando a pressão. Quando o ar arrefecer, o pneu contrai-se e a pressão diminui. O ar poderá também expandir-se quando você conduz a alta velocidade durante um período de tempo alargado.

O que acontece se os meus pneus estiverem demasiado cheios ou vazios?

Os seus pneus foram projetados para oferecer um contacto otimizado com a superfície da estrada a um determinado valor de PSI (libra por polegada quadrada).

Se os seus pneus estiverem demasiado cheios, terão menos borracha em contacto com a estrada - e isto afetará a sua segurança, eficiência de combustível e desempenho. Os seus pneus desgastam-se a um ritmo desigual, fazendo com que seja perigoso conduzir com eles.

Se os seus pneus estiverem demasiado vazios, isto aumentará a resistência ao rolamento do seu veículo - aumentando o seu consumo de combustível. Assim, o controle do seu veículo será prejudicado também: tornando-o mais suscetível a furos, aumentando a distância de travagem e aumentando o risco de derrapagem.

A forma como os pneus demasiado cheios ou vazios afetam a aderência

Onde posso encontrar a pressão correta de cada pneu?

Pode encontrar a pressão correta (medida em PSI ou BAR) dos seus pneus no manual do fabricante. Pode também haver um autocolante na porta do condutor com essa informação. Caso nenhum seja óbvio, pode introduzir a informação do seu carro numa ferramenta de procura on-line.

Recomendamos que verifique a pressão dos seus pneus a cada duas semanas - e sempre antes e depois de qualquer viagem longa. Alguns carros possuem uma luz de advertência no tablier que o notificará sobre eventuais quedas de pressão.

Como verifico a pressão de cada pneu?

É melhor verificar a pressão dos seus pneus quando estes estiverem frios – ou logo pela manhã ou então quando o carro estiver parado há pelo menos duas horas. Porém, se a sua luz de advertência de pressão dos pneus calhar de acender, ou você reparar que os pneus estão mais em baixo, é importante reagir imediatamente a tal situação.

Pode comprar medidores e bombas para usar em casa, ou então pode encontrar medidores/bombas de ar com qualidade em quase todas as estações de serviço. Se os seus pneus se encontrarem mornos (tem conduzido durante 15 minutos ou mais, ou estes estiveram expostos ao sol), recomendamos que insufle os pneus 2 PSI abaixo da pressão indicada - volte depois a verificar e ajuste quando os pneus estiverem frios de novo.

Uniroyal. Uma marca do grupo Continental

Utilizamos cookies para assegurar que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para saber mais ou para alterar as suas definições de cookies.