Armazenar pneus em casa
Poderá ser pouco económico ou simplesmente muito inconveniente armazená-los longe de casa, portanto se quiser fazer isto sozinho, a próxima pergunta seria: como, e onde, armazenar os pneus para que fiquem nas melhores condições?
A coisa mais importante a evitar são rachadelas na parede do pneu. Isto acontece quando os pneus se mantêm parados durante muito tempo. Quando os pneus estão em movimento, substâncias químicas de oxidação anti-UV mantêm os pneus flexíveis. Porém, quando os pneus estiverem parados, estas substâncias químicas não são distribuídas uniformemente - fazendo com que apareçam zonas ressequidas.
Deve, portanto, minimizar a exposição UV enquanto os seus pneus estiverem em armazenamento. Depois de os limpar - usando um detergente moderado - e os deixar secar à temperatura ambiente, use um marcador de pneus para marcar o seu local original (frente/esquerdo, trás/direito etc.). Embrulhe então cada pneu numa bolsa preta opaca. Pode comprar bolsas de proteção específicas para pneus, ou então pode usar sacos pretos. Tente extrair a máxima quantidade de ar possível antes de os marcar.
Não armazene os seus pneus no chão, idealmente devia colocá-los numa prateleira para pneus, num ambiente fresco, seco e limpo. Mantenha os pneus longe de qualquer fonte de calor ou de materiais de água quente.
Se os pneus ainda estiverem sobre as suas jantes, pode armazená-los horizontalmente - um em cima do outro, parede lateral com parede lateral. Se os pneus forem armazenados sem jante, alinhe-os verticalmente - parede lateral com parede lateral. Saiba que, para as substâncias químicas de oxidação poderem chegar a toda a circunferência do pneu, deve rodar os pneus regularmente - um pouco de cada vez.
Mesmo que tenha armazenado os seus pneus cuidadosamente, estes poderão secar por falta de uso. Antes de os voltar a colocar no seu carro, procure cuidadosamente qualquer sinal de rachadela. Se tiver dúvidas, peça ao seu concessionário Uniroyal local para os verificar.