Como verificar a profundidade do piso dos seus pneus.
É importante que saiba verificar a profundidade do piso dos seus pneus. Afinal de contas, a profundidade de piso afeta o manuseio e proporciona aderência a superfície de estrada. Quanto mais profundo for, mais aderência terá.
Profundidades ideais
Os nossos pneus começam as suas vidas úteis com um piso de cerca 8-9mm. Legalmente, pode circular com eles até que chegarem a uma profundidade mínima de piso de 1,6 mm., em 75% da largura do pneu e em toda a sua circunferência.
Verificar a profundidade do piso dos seus pneus
Em primeiro lugar, verifique os indicadores de desgaste de piso presentes nas ranhuras dos seus pneus. Estas pequenas barras horizontais são espaçadas uniformemente em toda a circunferência do pneu. Uma vez atingidos estes níveis, os pneus alcançaram a sua profundidade mínima e precisam de ser substituídos.
Saiba, entretanto, que estes indicadores mostram quando atinge os 1,6mm. Isso poderá ser o mínimo legal mas fica abaixo das nossas recomendações.
Pode obter uma medição mais precisa usando medidores próprios para pneus. Estes poderão apresentar diferentes formas – desde cartões laminados com indicadores de cor até manómetros de profundidade digitais.
Simplesmente coloque o manómetro na ranhura do pneu e saberá o quão perto se encontra da profundidade mínima.
Factos sobre a profundidade do piso:
Os pneus novos têm uma profundidade de piso de 8-9mm