Como verificar a profundidade do piso dos seus pneus.

É importante que saiba verificar a profundidade do piso dos seus pneus. Afinal de contas, a profundidade de piso afeta o manuseio e proporciona aderência a superfície de estrada. Quanto mais profundo for, mais aderência terá.

Profundidades ideais

Os nossos pneus começam as suas vidas úteis com um piso de cerca 8-9mm. Legalmente, pode circular com eles até que chegarem a uma profundidade mínima de piso de 1,6 mm., em 75% da largura do pneu e em toda a sua circunferência.

Verificar a profundidade do piso dos seus pneus

  • Em primeiro lugar, verifique os indicadores de desgaste de piso presentes nas ranhuras dos seus pneus. Estas pequenas barras horizontais são espaçadas uniformemente em toda a circunferência do pneu. Uma vez atingidos estes níveis, os pneus alcançaram a sua profundidade mínima e precisam de ser substituídos.
  • Saiba, entretanto, que estes indicadores mostram quando atinge os 1,6mm. Isso poderá ser o mínimo legal mas fica abaixo das nossas recomendações.
  • Pode obter uma medição mais precisa usando medidores próprios para pneus. Estes poderão apresentar diferentes formas – desde cartões laminados com indicadores de cor até manómetros de profundidade digitais.
  • Simplesmente coloque o manómetro na ranhura do pneu e saberá o quão perto se encontra da profundidade mínima.

Factos sobre a profundidade do piso:

  • Os pneus novos têm uma profundidade de piso de 8-9mm
  • A profundidade mínima legal é de 1,6mm
Uniroyal. Uma marca do grupo Continental*