Essa camada fina de água é a diferença entre o seu pneu se agarrar ao piso e o seu carro perder completamente o contacto - deslizando assim de forma descontrolada. Quanto mais funda for a água, e maior for a sua velocidade, maior é a probabilidade de isto acontecer. Sem contacto com a estrada, você não será capaz de travar ou de controlar a direção.
A velocidade é o maior fator para se dar a aquaplanagem, isto porque os seus pneus simplesmente não têm tempo para direcionar a água para fora antes de serem erguidos da superfície. Porém, a velocidade não é o único fator. Outras variáveis incluem:
Quando as suas rodas motrizes perdem aderência à estrada, notará uma elevação na aceleração do motor para além de uma leitura inexata no seu velocímetro, à medida que as rodas começam a girar.
Se estiver a fazer uma curva e perder a tração nas suas rodas dianteiras, o seu carro será desviado para fora da curva. Se os seus pneus traseiros perderem tração, deslocar-se-á lateralmente em derrapagem. Caso todos os quatro pneus percam a tração de imediato, o seu carro deslizará em linha reta. Se estiver a virar quando isto acontece, deslizará para fora da curva. Quando qualquer um dos pneus recuperar a sua tração, poderá experimentar um puxão súbito na direção em que esse pneu estiver virado.
Terá maiores probabilidades de aquaplanar ao conduzir sobre poças ou água parada. Nem sempre é fácil ver a profundidade de uma poça, portanto modere a sua velocidade caso esteja a chover muito.
As poças tendem a formar-se ao lado da estrada, ao longo da borda do passeio. Assim, se tem estado a chover, conduza mais perto do centro da estrada ou via.
Conduza sobre os rastos de água deixados pelos carros à sua frente. Os pneus deles já terão deslocado muita da água superficial que os seus pneus teriam que deslocar de qualquer forma.
Porque é que os sistemas de controlo de estabilidade eletrónicos não previnem a aquaplanagem?
Os sistemas de controlo de estabilidade eletrónicos apenas funcionam quando você estiver em contacto com a estrada. Sendo que eles talvez lhe poderão ajudar a recuperar de uma derrapagem assim que o pneu recuperou a sua tração, eles não podem ajudar na prevenção da aquaplanagem.
Como um à parte, nunca deverá usar o controlo da velocidade de cruzeiro ao conduzir em estradas molhadas ou frias visto que poderá ter que reduzir a sua velocidade de forma suave e manual.
A Uniroyal inventou o pneu de chuva em 1969 e, desde então, os seus projetistas e engenheiros foram pioneiros em tecnologia de pneus para piso molhado. A Tecnologia Shark Skin Technology (SST) usada nos nossos pneus RainSport 3 e RainExpert 3, por exemplo, dispersam a água eficazmente e rapidamente, reduzindo assim o risco de aquaplanagem.