Outra ideia errada sobre a condução com nevoeiro é a de que deve acender os faróis de nevoeiro ao primeiro sinal de neblina. Na realidade, tal poderá constituir uma grande distração para os condutores que circulam atrás de si. Não os acenda até que a distância de visibilidade seja inferior a 100m. Uma boa indicação seria confirmar se é possível ver o para-choques do carro à sua frente. Se for possível, mantenha os faróis de nevoeiro desligados. Se não for, deve mesmo ligá-los. Alguns veículos vêm equipados com faróis de nevoeiro dianteiros. Caso os venha a utilizar, aplicam-se as mesmas regras que para os faróis de nevoeiro traseiros.
Os seus faróis de nevoeiro apenas funcionarão quando tiver os médios acesos.
Não se esqueça, os faróis de nevoeiro emitem uma luz extremamente forte - podendo apresentar-se como um perigo para os outros condutores quando utilizados indevidamente. Sempre que o nevoeiro se dissipe (mesmo que temporariamente), desligue imediatamente os seus faróis de nevoeiro.
Preste atenção ao que está a acontecer dentro do seu carro. O nevoeiro poderá provocar condensação nas janelas, dificultando ainda mais a sua visão. Acione o aquecimento para o pára-brisas e vidro traseiro de forma a desembaciar as suas janelas. Poderá ser também boa ideia abrir ligeiramente as suas janelas. Isto ajuda com a condensação e permite-lhe ouvir o que está a acontecer à sua volta, ajudando assim a colmatar algumas das lacunas que a sua falta de visibilidade veio a criar. Pelo mesmo motivo, nós sugerimos que desligue o seu rádio.
As distâncias de travagem são ainda mais importantes no nevoeiro, visto que os condutores provavelmente venham a travar de repente. Embora seja tentador conduzir perto do carro da frente, para ter uma ideia de onde você se encontra, você arrisca colidir com ele caso este venha a travar repentinamente. Da mesma forma, se você achar que o carro que vem atrás estiver demasiadamente perto, talvez o melhor seja encostar e deixá-lo ultrapassar do que arriscar a sua própria segurança.
Esteja atento à sua velocidade. Sem contexto, pode tornar-se fácil você perder a noção da velocidade a que está a circular. Mantenha uma velocidade estável e equilibrada - circule um pouco mais lentamente do que o habitual mas não a uma velocidade perigosamente lenta - e esteja consciente de que objetos estacionários poderão aparecer no seu caminho a qualquer momento.
Por fim, esteja atento à temperatura. O nevoeiro e a neblina criam uma leve camada de humidade na superfície da estrada. Caso a temperatura baixar, isto poderá transformar-se em gelo - portanto tenha mais cuidado ainda quando houver nevoeiro e estiver frio.