Como conduzir no nevoeiro

Há poucas coisas mais assustadoras para um condutor do que enfrentar um manto repentino de nevoeiro. O seu campo de visão fica comprometido e tudo à sua volta fica imediatamente invisível. Felizmente, você pode aprender a conduzir com nevoeiro.

Antes de partir

Por melhor que saiba conduzir, você não pode responder pelo comportamento das outras pessoas. Porém, pode melhorar as suas probabilidades de se manter em segurança. 

Em primeiro lugar, pergunte a si próprio se esta viagem é absolutamente necessária. Se estiver consciente de que o nevoeiro constitui um risco, o mais seguro seria evitar fazer a viagem na totalidade. Adie a sua viagem. Provavelmente vai atrasar-se de qualquer forma no nevoeiro, portanto valerá realmente a pena fazer essa viagem?

Isto obviamente apenas se aplica caso tenha ideia de que o nevoeiro lhe apresente uma ameaça. O nevoeiro poderá frequentemente aparecer do nada - portanto ter a certeza de que sabe conduzir nestas condições. Isso tudo começa antes de você partir. 

As suas luzes assumirão uma grande importância ao conduzir no nevoeiro. Portanto, antes de partir deve verificar que estão a funcionar e que a ótica está bem limpa. Caso ainda não conheça, familiarize-se com a localização dos interruptores dos médios (incluindo os faróis de nevoeiro) assim como a forma de os ligar e desligar. Hoje em dia muitos carros acendem as suas luzes automaticamente quando escurece, mas não o fazem necessariamente em condições de nevoeiro. Você deve, portanto, saber controlar as suas luzes manualmente.

Lista de verificação para condução no nevoeiro

  • Verifique as suas luzes antes de partir
  • Aprenda como ligar e desligar as luzes manualmente
  • Use os médios apontados o mais possível para baixo
  • Use os faróis de nevoeiro apenas quando a visibilidade for fraca.
  • Evite a formação de condensação dentro do seu veículo
  • Conduza lentamente e estabilizadamente
  • Deixe uma boa distância de travagem entre o seu veículo e o da frente
  • Esteja atento ao nevoeiro que se transforma em gelo
Uniroyal. Uma marca do grupo Continental