Como conduzir com chuva forte
Monitorize a sua velocidade e deixe bastante espaço – um intervalo de pelo menos quatro segundos – entre o seu carro e o carro na frente. Até mesmo se estiver a conduzir com pneus de chuva, as suas distâncias de travagem serão maiores do que em estradas secas. Se alguém estiver a conduzir muito próximo da traseira do seu veículo, deixe ultrapassar. É melhor tê-los à sua frente do que atrás.
Ligue os seus faróis mas mantenha-os apontados um pouco para baixo. Não use os seus faróis de nevoeiro.
Esteja atento a projeções provenientes de camiões e de veículos de deslocação rápida. Isto pode reduzir temporariamente a sua visibilidade. De igual modo, esteja atento às suas próprias projeções e evite passar a alta velocidade por poças junto a peões ou a ciclistas.
O números de avarias aumenta com tempo de chuva, visto que a humidade pode causar problemas com dispositivos eletrónicos e com o motor. Caso sofra alguma avaria, mantenha o capô fechado para evitar quaisquer danos adicionais. Não tente voltar a ligar o seu motor caso este se tenha desligado sozinho ou caso tenha passado por águas profundas.
Conduzir sobre poças de água poderá resultar em aquaplanagem caso os seus pneus percam o contacto com a superfície da estrada. Se a sua direção de repente se sentir mais leve, levante o pé do acelerador e permite uma redução da sua velocidade até que se sinta novamente em controlo. Não trave até que tenha recuperado o controlo. Nessa altura seria boa ideia premir suavemente o pedal do travão para criar um pouco de fricção e calor – e portanto evaporar qualquer humidade em excesso.