Como comprar pneus de inverno

Se conduz no inverno em condições de frio, onde é comum encontrar gelo e neve, faz sentido comprar pneus apropriados. Aqui explicamos tudo aquilo que precisa de saber para comprar pneus de inverno.

Quais os benefícios dos pneus de inverno?

Os pneus de inverno são feitos a partir de um composto especialmente desenvolvido que garante flexibilidade, até mesmo para temperaturas abaixo dos 7 ºC. Eles foram também projetados para maximizar a tração ao conduzir sobre neve e gelo. Possuem relevos mais fundos e mais largos do que nos pneus de verão, e têm pequenas ranhuras nos blocos de relevo. 

Como reconheço um pneu de inverno?

Os pneus de inverno apresentam dois símbolos: as letras M+S e um logótipo com um floco de neve/montanha. M+S indica que o pneu oferece um manuseio superior na lama e na neve. Poderá também encontrar este símbolo nos pneus de todas as estações. O floco de neve/montanha de três cumes – também conhecido como 3PMSF – apenas aparece nos pneus de inverno. Isto significa que o pneu passou uma prova de desempenho mínimo exigido para a neve, de acordo com o Regulamento EU 661/2009.

Símbolos na parede lateral do pneu

Como sei qual o pneu de inverno que devo comprar?

Há muitas coisas a considerar - portanto seria boa ideia consultar um perito. Por exemplo:

  • O que recomenda o seu fabricante? 
  • Em que condições estará a conduzir? 
  • Com que frequência conduz sobre neve e gelo, e com que frequência as temperaturas caem abaixo dos 7 ºC? 
  • O que dizem os testes do pneu sobre a sua aderência na neve, a sua prevenção de aquaplanagem e o seu manuseio?

Encontre o seu concessionário Uniroyal mais próximo

Consigo desenrascar-me ao comprar apenas dois pneus de inverno?

Embora não seja ilegal, desaconselhamos a mistura de pneus visto que tal poderá prejudicar a segurança. Pode até mesmo ser perigoso, levando a derrapagens ou a problemas ao curvar. 

Quando devo comprar e com que frequência devo mudar os pneus de inverno?

Faz sentido comprar no final do verão, antes da descida das temperaturas. Assim pode colocá-los imediatamente e evitar quaisquer despesas de armazenamento desnecessárias. No entanto, não deixe isto para último - não vai querer ser surpreendido se houver uma queda súbita de temperatura. Quer esteja a recuperá-los do armazenamento ou a comprar um conjunto novo, certifique-se de que coloca os seus pneus de inverno antes das temperaturas baixarem dos 7 ºC.

Um conjunto de pneus de inverno de boa qualidade deverá durar 4-5 anos se os trocar a cada seis meses. 

Não se esqueça de que, em alguns países, é obrigatório colocar pneus de verão e de inverno em separado. Para mais informação, leia o nosso artigo “Onde é que os pneus de inverno são obrigatórios?”

Uniroyal. Uma marca do grupo Continental

Utilizamos cookies para assegurar que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Clique aqui para saber mais ou para alterar as suas definições de cookies.